quinta-feira, 7 de agosto de 2014

JOÃO VICTOR: Torneios de Verão

O colunista João Victor sonha ver o Boca de Carlos Bianchi no Luisão (Foto: Divulgação/CABJ)
Escrito por João Victor Gonçalves*

Muitas ideias despertam ao ver, pela primeira vez, os gols da participação do Grêmio Sãocarlense no Troféu Memorial Cecchi Gori, contra Lazio e Fiorentina. Além da sensação nostálgica de ver o Lobão em campo, ficou em minha mente uma questão: será que poderemos ver equipes são-carlenses novamente em ação contra times de outros países?
Obviamente, ver alguma equipe de São Carlos lutando contra rivais do naipe de Lazio e Fiorentina em solo italiano é praticamente impossível, devido às circunstâncias que marcaram a ida do Grêmio à Itália (muitos dizem que foi por engano, na vaga do xará porto-alegrense, versão negada pela diretoria do clube até hoje). Porém, seria muito atrativo ver o São Carlos FC ou, caso volte às atividades profissionais, o CA Paulistinha jogando no Luisão contra um selecionado de outra nacionalidade.
Alternativas para a pré-temporada não faltam, visto que, graças ao fiasco na Série A3 de 2014, o São Carlos FC só volta a campo profissionalmente em maio de 2015, para a disputa da 4ª Divisão Paulista. Neste período, a diretoria, comandada por Carlos Antunes, poderia atrair alguma equipe de renome no próprio continente para a disputa de uma partida ou competição amistosa. Seria sonhar demais ver equipes como o Boca Juniors, Colo-Colo, Olimpia ou Peñarol em ação em São Carlos? Talvez cobrem menos do que rivais brasileiros de menor expressão no cenário internacional. Se a quantia ainda assim seguir inacessível, porque não pensar na possibilidade de um duelo contra um campeão continental, como Once Caldas ou Argentinos Juniors (dependendo do resultado da próxima quarta-feira, até mesmo contra o próprio Nacional “Querido”).
Além da possibilidade de cobrança de ingressos, a vinda de um clube estrangeiro motivaria a torcida local a comparecer ao Luisão. Torcida esta que, sabidamente, está mal-acostumada aos jogos com entrada franca da Copa São Paulo (nos quais se dispõe a assistir pelejas do nível de Atético Acreano x Confiança, Aquidauanense x União São João, entre outras). Com o convite a uma equipe da região, poderíamos organizar um triangular e até mesmo um quadrangular envolvendo uma equipe estrangeira, no molde dos “Torneios de Verão”, famosos nas pré-temporadas europeias e do resto da América do Sul, não muito comuns no Brasil.
A ideia está lançada. Tenho certeza que, além da possibilidade de um evento único, os olhares dos torcedores locais seriam atraídos em torno do São Carlos FC, que perdeu muito de sua credibilidade com as últimas campanhas. Até o início de 2015, muito poderá ser planejado e pensado para o bem de nosso representante no profissionalismo e dos amantes do futebol em nossa cidade.

*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 19 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário