quinta-feira, 17 de julho de 2014

JOÃO VICTOR: São Carlos Sub-20 joga no estilo alemão

Para João Victor, Espanha tem estilo de jogo controverso, e holandeses e argentinos são mais eficientes (Foto: Wander Roberto/Vipcomm)
Escrito por João Victor Gonçalves*

Adeus tiki-taka: muitos lamentam o término do Mundial como se o futebol entrasse num período de hibernação pelos próximos quatro anos. Realmente, em termos de nível técnico, dificilmente veremos uma competição com tamanha qualidade e tantos craques a curto prazo. Porém, o legado do Mundial, sobretudo em termos táticos, pode e deve ser propagado; sua aplicação pode se dar tanto nos mais afamados gramados do Velho Continente quanto nas divisões de base do Campeonato Paulista.
Até a última edição da Copa das Confederações, a Espanha e seu estilo “tiki-taka” eram referência do futebol bem praticado no mundo. Isso fez com que a última geração de jogadores estivesse, muitas vezes, restrita a um modelo tático em que lançamentos em profundidade eram tidos como blasfêmia; as jogadas pelas laterais em velocidade eram raramente vistas ou, pior, desestimuladas. Para não crucificar o “tiki-taka”, podemos dizer que a ideia de aprimorar os passes e realizá-los com maior efetividade foi proposta; porém, sabe-se lá se foi acompanhada de um adequado treinamento de fundamentos em vários clubes.
Não só o título alemão, mas o estilo de jogo proposto por holandeses, costarriquenhos, argentinos, belgas e outras seleções de futebol reconhecidamente eficiente, mostra-se de maneira intensa e deverá guiar o estilo de jogo de muitas equipes ao redor do mundo nos próximos anos. A expectativa é que as escolas de formação de atleta deixem de lado o toque de bola improdutivo, visando um jogo que explore não somente as capacidades técnicas individuais, mas o poder de apoio coletivo e, sobretudo, as investidas ofensivas. Táticas de blitz, pressão, marcação na saída de bola e construção rápida do resultado devem ser tônica entre os mais jovens e treinadores contemporâneos dispostos a renovar o futebol.
Esse é apenas um dos legados do Mundial. E para os que não acreditam, as oportunidades de confirmar este estilo estão à disposição dos amantes de futebol, desde um São Carlos x Ferroviária pelo Paulista Sub-20, até um Manchester United x Arsenal, na Premier League Inglesa.

*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 19 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário