quinta-feira, 3 de julho de 2014

JOÃO VICTOR: A ampliação dos estádios-fantasma no interior paulista

Sem estádio, o CAT pediu afastamento da Série B, mesmo com o time classificado para a segunda fase (Foto: Divulgação/CAT)
Escrito por João Victor Gonçalves*

Foi com tristeza que recebi a notícia do afastamento do Clube Atlético Taquaritinga da segunda fase da Quarta Divisão do Campeonato Paulista. O licenciamento de clubes por todo o interior já não é uma novidade desde 2003, quando a Federação Paulista de Futebol (FPF) passou a ser administrada por Marco Polo del Nero; mas o fato de o CAT deixar uma competição em andamento após conseguir a classificação, é algo inédito nos últimos anos no futebol paulista (típico das divisões inferiores do Rio de Janeiro), e mostra ainda mais a vulnerabilidade de instituições tradicionais de nosso futebol.
No caso do Leão, a impossibilidade de utilizar o Estádio Dr. Adail Nunes da Silva, o Taquarão, foi a gota d’água: os custos inviabilizariam financeiramente a gestão do clube e, sem um respaldo adequado, a diretoria optou pelo afastamento. Saída honrosa, mas melancólica para um clube que já disputou a elite paulista nos anos 80 e que, tradicionalmente, sempre ocupou o segundo nível na pirâmide do acesso estadual.
O caso do CAT mostra a dependência que muitas equipes ainda tem em relação ao Poder Público: casos célebres como o do declínio da Paraguaçuense, afastada das competições profissionais após a impossibilidade de manutenção utilizando o dinheiro público no futebol, indicam essa condição que, nos dias atuais, não se manifesta mais no pagamento direto do salário de atletas, comissão técnica e diretores, mas sim na disponibilização de estrutura para treinamentos e manutenção de categorias de base. Normalmente a alternativa é apelar para a iniciativa privada – o que potencializa a criação de muitos times de aluguel, que infestam a Segundona, sem mobilizar torcedores de suas cidades-sede.
Outra situação que mostra a realidade desoladora de alguns clubes é a da Associação Atlética Francana: a centenária instituição simplesmente não teve candidatos à presidência na última eleição interna. Este é só mais um capítulo da decadência da Veterana, que, com mais sorte do que competência, consegue a cada ano se manter na Série A3 (ver a Francana ter forças para prosseguir na A3 com todos os seus problemas internos só demonstra a incapacidade da atual gestão do São Carlos FC e dos jogadores que compuseram o plantel em 2014, rebaixados à Quarta Divisão). Provavelmente a próxima temporada será fatal para qualquer ambição de manutenção do escrete da Centenária...
Soluções? Alguns modelos administrativos no interior podem ser avaliados como bem-sucedidos, embora sempre com ressalvas. E, surpreendente ou não, estamos na vigência de um ano que teve um campeão estadual caipira, o Ituano, prova de que um trabalho sério, respaldado por um grupo gestor inteligente e dedicado, e com um orçamento realista pode trazer frutos. Porém, o Galo ainda deve ser visto como um caso isolado numa realidade de afastamentos e extinções de clubes tradicionais do futebol interiorano. Com isso, muitos estádios, abandonados, perdem seu tradicional sentido de alegria e passam a ser visto como cemitérios, habitado apenas por fantasmas.

*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 19 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário