quinta-feira, 5 de junho de 2014

JOÃO VICTOR: Sentimento de coletividade

Para fortalecer o Campeonato Amador de São Carlos, JV acredita que é preciso ter maior identificação com os times de empresas, bares e bairros, entre outros (Foto: Divulgação/PMSC).
Escrito por João Victor Gonçalves*

É inegável que o futebol amador em São Carlos atraia mais olhares que o profissional. Porém, apesar do esforço de dirigentes e jogadores em manter seus clubes na ativa, a queda de popularidade da modalidade entre os são-carlenses é evidente.
Antigamente, o vínculo com as equipes amadoras ultrapassava as quatro linhas: equipes como São Bento, Portuguesa, Ponte Preta, Vila Elizabeth, entre outras, representavam mais do que um grupo de amigos - levavam em si os anseios esportivos de todo um bairro, idealizando o propósito de clubes sociais.
Além dessas instituições, merecem destaque as que tinham origem no cenário industrial, comercial ou rural. A força de clubes como IPL, Grêmio dos Eletricitários e Expresso São Carlos representa isso no meio urbano; sem falar nos inúmeros esquadrões de qualidade montados nas fazendas da região, que davam aos campeonatos rurais o charme e a qualidade de uma divisão profissional nos dias atuais.
A atração de equipes da região para a disputa de torneios intermunicipais pode ser a chave para uma maior popularização do futebol nas camadas populares; o retorno da força dos times rurais também seria bem-vindo; porém, no cenário atual, uma maior identificação com os bairros, bares, empresas e outras instituições sociais faz-se necessária para que o talento e história do futebol amador são-carlense se perpetuem entre as novas gerações.


*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 19 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário