segunda-feira, 23 de junho de 2014

FELIPE ROSSI: As zebras da Copa tem uma explicação!

Em diversas oportunidades o Paulistinha contou com coreanos em seu plantel: vestígios da globalização no mundo da bola (Foto: Marcello Zambrana/Vipcomm)
Escrito por Felipe Rossi*

No futebol não é raro acontecer: uma equipe considerada favorita perde uma partida para aquele time mais fraco. Uma surpresa assim é chamada de “zebra”. E na Copa do Mundo do Brasil 2014 as zebras estão aparecendo toda hora; porém, isso tem um bom motivo para acontecer!
Zebras acontecem o tempo todo no futebol, mas quando aparecem em Copas do Mundo têm um charme maior - e, de uns tempos pra cá, têm aumentado gradativamente.
Certamente as explicações mais sólidas para tal fato relacionam esses resultados, muitas vezes espantosos, com a globalização no mundo do futebol. O futebol reflete a sociedade e, como não poderia deixar de ser, o mesmo acontece neste aspecto: a maior sensação da Copa até o momento, a Costa Rica, possui doze jogadores que atuam no futebol europeu, por exemplo, com destaque para o goleiro Keylor Navas, no Levante (ESP) e os atacantes Joel Campbell, que estava no Olympiacos (GRE), contratado pelo Arsenal (ING), além de Brian Ruiz, do PSV (HOL).
Outra seleção que tem chamado atenção dos críticos foi a Argélia, que mostrou um bom futebol mesmo na derrota frente à Bélgica na primeira rodada. Os principais jogadores argelinos também atuam nas principais ligas da Europa, como Faouzi Ghoulam do Napoli (ITA), Bentaleb do Tottenham (ING), Saphir Taider da Inter de Milão (ITA), Feghouli do Valencia (ESP) além de outros cinco atletas que jogam o Campeonato Francês, herança direta do neocolonialismo praticado pelos países europeus no início do Século XX.

São Carlos também exportou futebol

O Clube Atlético Paulistinha, de nossa cidade, já chegou a abrigar vários jogadores coreanos para aprender técnicas brasileiras do futebol. E em 2013, quando o CAP chegou até a última fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, chegou a ter alguns asiáticos no elenco. Além disso, vários atletas voltaram para a Coreia do Sul e se tornaram profissionais na recente K-League, o Campeonato Coreano de Futebol.
Por essas e outras volto a afirmar: o aumento no número de zebras está relacionado com a globalização do mundo em que o futebol se insere, e dificilmente essas surpresas (bastante agradáveis, por sinal) acabarão. As ligas mais ricas continuam na Europa e dificilmente sairão de lá.
Portanto, nada como uma vitória da Costa Rica sobre a tetracampeã Itália para nos devolver aquela sensação de justiça sendo feita e alimentar nossa esperança de tempos mais equilibrados!


BOLA EM JOGO:

Alguém pediu pizza?
Dificilmente a FPF age desta forma, mas estão prolongando demais este julgamento da partida entre São Carlos e Independente pelo Sub-20. O que acontece?

Boa sorte Águia!
Os reservas Sub-20 do São Carlos Futebol Clube vão até Lins para representar a cidade nos Jogos Regionais. Boa sorte ao treinador Marcos Campagnollo e a todos os atletas!

Amado Amador
O Campeonato Amador de São Carlos segue a todo vapor e com cada vez mais equilíbrio! Prova disso foi que o então lanterna, Madrid, conquistou seu primeiro ponto ao empatar com o Unidos da Vila, que buscava entrar na zona de classificação.

Quer ser jogador?
E a equipe do São Carlos Futebol Clube está recrutando a garotada que tem entre 15 a 20 anos que sonham se tornar jogador de futebol! Confira os detalhes clicando aqui.

Hoje é dia!
Segunda-feira de Coluna e segunda-feira de Copa! E mais: de jogo do Brasil... #VaiBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário