sábado, 14 de junho de 2014

ESPECIAL: Cada zebra é uma vitória

A Holanda surpreendeu na Copa do Mundo do Brasil ao aplicar 5 a 1 na atual campeã, a Espanha (Foto: Reprodução/Fifa)
Escrito por Saulo Marino*

Como bom torcedor do futebol de São Carlos, vou ao estádio torcendo para que meus times surpreendam. Foi assim com o Paulistinha em 2013, quando chegamos na última fase e não conseguimos o acesso por um mero suspiro.
Quem não se lembra daquele jogaço contra o Olímpia, quando Rafael Mineiro marcou aos 49 do segundo tempo? O adversário invadiu o campo, o tempo fechou, o juiz encerrou a partida e os apaixonados por futebol na Cidade do Clima ficaram loucos! Naquela ocasião, o CAP venceu por 3 a 2 e chegou na última fase da Série B, sendo que o favorito Olímpia jogava apenas pelo empate.
Com o São Carlos também não é diferente. Deixando de lado a incrível arrancada do Sub-20 nesse início de Paulistão, temos o belo exemplo da Copa São Paulo, em janeiro deste ano, quando derrubamos Palmeiras e Coritiba, gigantes do futebol nacional, e só perdemos para o Internacional por que o apito amigo não assinalou falta no lance que originou o gol da classificação colorada.
Vale destacar que daquele timinho ruim do Palmeiras, quatro jogadores foram promovidos para o profissional. Pobre Gareca (técnico argentino que vai comandar o alviverde depois da Copa), mal sabe ele que os craques do Sub-20 estão aqui no interior paulista.
Bom, é por essas e outras que eu prefiro o futebol do interior, o futebol caipira, o futebol alternativo. O torcedor do futebol de São Carlos nunca chega ao estádio como favorito, mas pelo menos aqui não existem pernas de pau com salários estratosféricos, os juízes (quase nunca) estão comprados, e as federações que organizam os campeonatos não se preocupam em influenciar nos resultados.
Como bom torcedor do futebol de São Carlos, timidamente liguei a TV para assistir os jogos da Copa, o tal maior torneio do mundo; porém, sempre torcendo pra dar zebra, é verdade. Brasil e Croácia, por exemplo, torci pelos caras com uniforme de mesa de bar. Não mudou muito, o apito amigo entrou em campo e eu fiquei chateado.
Mas dei outra chance para  futebol, e os deuses da bola se redimiram rapidamente. Quando a Holanda, que nunca ganhou uma copa, aplicou aquele chocolate na “Toda Poderosa” Espanha, atual campeã mundial, com aquele futebol tic-tac que me dá sono, e com aquele goleiro de boutique... aí meus amigos, deu até vontade de voltar a assistir os jogos dos grandes.
Qualquer um poderia vencer, mas 5 a 1? Tomei nota mentalmente daquilo. Sexta-feira treze, o dia que a Espanha voltou a ser Espanha, e o futebol voltou a ser futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário