quinta-feira, 29 de maio de 2014

JOÃO VICTOR: Às vésperas da Copa

Para João Victor, "apoiar a Seleção dentro de campo não é compactuar com os erros do Governo e da FIFA na organização do Mundial" (Foto: Flickr/Sesi)
Escrito por João Victor Gonçalves*

São Carlos serve como reflexo do país às vésperas da Copa do Mundo. Apesar da empolgação na mídia, em campanhas publicitárias e nos veículos de informação oficiais, a população já vê o evento como um fiasco. O déficit estrutural que cerca as cidades-sede faz com que a expectativa tradicional de um bom desempenho da Seleção seja posta de lado, ao menos nesta edição do Mundial.

Não é segredo para ninguém os problemas de corrupção, desvio e mal uso de dinheiro público na organização da Copa do Mundo. Porém, a quantidade de oportunistas que aproveitam o momento para pregar um sentimento de “anti-patriotismo”, como se a torcida contra a Seleção Nacional fosse uma maneira de “compensar” tudo o que ocorreu até aqui em termos operacionais e políticos, é assustadora.
Não quero ser ufanista, mas apoiar a Seleção dentro de campo não é, de maneira alguma, compactuar com os erros do Governo e da FIFA na organização do Mundial. Dessa forma, fico triste ao ver certo receio, ou, porque não dizer, vergonha de cidadãos brasileiros em apoiar a equipe nacional. Nas edições longe do Brasil, a torcida pela “Canarinho” era evidente, o que também se refletia nas vendas do comércio, na empolgação das pessoas, seja com a ostentação de uma camisa da seleção ou o simples ato de desfraldar a bandeira na janela de casa.

Mais do que cornetas, chapéus, bandeiras e buzinas acumuladas nas lojas, podemos ver deixada de lado a essência de ser brasileiro nesta Copa do Mundo. Engana-se quem pensa que um fracasso esportivo da Seleção resultará numa mudança eleitoral a nível presidencial nas próximas eleições. A estas pessoas, ainda falta a percepção de que a formação ética e cultural da população não depende do resultado de um simples, mas fascinante e inigualável “jogo de bola”.

*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 19 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário