sábado, 28 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA: Cidade do Clima viveu gangorra de sentimentos em 2013

Campanha do Paulistinha na Série B foi o grande destaque (Foto: Saulo Marino)
Escrito por Saulo Marino

Decepção, alegria, frustração e incerteza. O futebol na cidade de São Carlos viveu uma gangorra de sentimentos na temporada 2013. Enquanto o São Carlos Futebol Clube acumulou inúmeros resultados ruins, o Clube Atlético Paulistinha surpreendeu, chegando muito além do esperado.
No primeiro mês do ano, a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior já dava a entender que o ano da Águia seria um desastre. O único representante da Cidade do Clima na competição foi eliminado ainda na primeira fase, em um grupo que contava também com o gigante São Paulo, os inexpressíveis Guaicurus, do Mato Grosso do Sul e o União, do Mato Grosso. Foram 3 jogos, duas derrotas e uma vitória.
Ainda nas categorias de base, o destaque foi o Sub-17 do Paulistinha, que caiu nas oitavas de final pelo critério de gols marcados fora de casa. Já o São Carlos foi eliminado ainda na primeira fase da Primeira Divisão do Campeonato Paulista Sub-20, mesmo destino do sub-15 do CAP.


Queda Livre
São Carlos teve temporada desastrosa (Foto:
Divulgação/São Carlos FC)
Se no começo o sonho do São Carlos na Série A2 era chegar na elite, o que se viu foi um grande pesadelo. Apenas 18 pontos conquistados em 19 jogos: 5 vitórias, 3 empates, 11 derrotas, e no dia 31 de março foi consolidado o rebaixamento para a terceira divisão do Campeonato Paulista.
A Águia disputou ainda a Copa Paulista - para cumprir tabela. O torneio inexpressivo, de apenas dois meses, mostrou um time sem garra. Eliminação na primeira fase: 12 pontos em 12 jogos. 3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Time ruim, campeonato chato, poucos torcedores na arquibancada. Uma competição para ser esquecida.


Surpresa e dúvida
Apesar do bom desempenho, Paulistinha
é dúvida em 2014 (Foto: Saulo Marino)
O mês de abril reservou uma novidade, talvez o grande marco do futebol na cidade: o Clube Atlético Paulistinha, tradicional equipe de base no futebol do interior paulista, pela segunda vez em sua história disputou uma competição profissional organizada pela Federação Paulista de Futebol – a primeira foi em 2010.
Com orçamento reduzido e apenas 15 atletas profissionais no elenco, o Tio Patinhas surpreendeu a todos e chegou na última fase da competição. O acesso bateu na trave: dentre os 45 participantes, o CAP ficou em sexto lugar, sendo que quatro equipes subiram para a Série A3. Na Segunda Divisão o Paulistinha disputou 28 jogos: 14 vitórias, 5 empates e 9 derrotas.
Entretanto, quando a ‘bezinha’ acabou, uma surpresa abalou os bastidores do futebol no Interior Paulista.  Gilmar Rodrigues, que além de vice-presidente do CAP acumulou o cargo de treinador, declarou que pediu a FPF para não disputar a Série B de 2014. O motivo: falta de investimentos. Essa questão só deve ser resolvida na segunda semana de janeiro de 2014.
Indiretamente, o Paulistinha escancarou também para o interior paulista como tanto as equipes pequenas como os jogadores que atuam nesses clubes sofrem com o problemático calendário futebolístico do país. E, apesar da ótima campanha dentro das quatro linhas, apenas quatro atletas que defenderam as cores do Tio Patinhas na Série B do Campeonato Paulista 2013 conseguiram emprego. Um deles, aliás, o centroavante Luizão, vai disputar a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, e ter a oportunidade de jogar contra os campeões do Brasileiro e da Libertadores.


CALENDÁRIO 2013:

Competições profissionais

São Carlos
Série A2 (de 23 de janeiro a 31 de março): rebaixado
Copa Paulista (de 13 de julho a 14 de setembro): eliminação na primeira fase

Paulistinha

Série B (de 27 de abril a 13 de outubro): eliminação na última fase



Categorias de base

São Carlos
Copa São Paulo de Futebol Júnior (de 4 a 10 de janeiro): eliminação na primeira fase
Primeira Divisão do Campeonato Paulista Sub-20  (de 18 de maio a 24 de agosto): eliminação na primeira fase

Paulistinha
Campeonato Paulista Sub-15 (de 6 de abril a 6 de julho): eliminação na primeira fase
Campeonato Paulista Sub-17 (de 6 de abril a 12 de outubro): eliminação nas oitavas de final

Nenhum comentário:

Postar um comentário