domingo, 8 de dezembro de 2013

PROFISSIONAL: Equipes de São Carlos disputaram apenas 59 partidas em 2013

Neymar foi a grande estrela do Paulistão 2013, torneio mais importante da Federação Paulista de Futebol (Foto: Divulgação/FPF)
Escrito por Saulo Marino

Paulistão, Séries A2 e A3, Segunda Divisão do Campeonato Paulista, além da Copa Paulista. Essas foram as competições profissionais organizadas pela Federação Paulista de Futebol na temporada 2013 – quatro divisões do Campeonato Paulista e uma copa. No total foram realizados 1197 jogos. Entretanto, somando as partidas oficiais disputadas por São Carlos e Paulistinha, chega-se ao resultado de apenas 59 partidas no ano.
Na tradicional Primeira Divisão do Estado de São Paulo, chamada de Paulistão Chevrolet 2013, a bola rolou para 202 jogos (incluindo o Troféu do Interior), tendo o Corinthians como campeão, o Santos vice-campeão e a Ponte Preta campeã do interior.
As Séries A2 e A3 contaram com 216 jogos cada. Na A2, Portuguesa e Rio Claro decidiram o título e o time da capital ficou com a taça, enquanto o São Carlos, único representante da Cidade do Clima nesta divisão, jogou 19 partidas e acabou rebaixada para a A3 de 2014. Na Série A3, aliás, o troféu foi para Sorocaba, para o São Bento, que derrotou o Batatais na decisão.
Já o maior torneio profissional do estado e o segundo que mais reúne equipes no Brasil – 45 disputaram a edição 2013 –, a Segunda Divisão do Campeonato Paulista teve 353 jogos realizados. Na final, a Matonense derrotou o Água Santa e consagrou-se campeã. Foi nessa divisão também, a quarta do estado, que o Paulistinha, equipe profissional de São Carlos, entrou em campo 28 vezes, chegando à honrosa sexta colocação.
A Copa Paulista, que é disputada por times das séries A1, A2 e A3, teve no total 210 partidas. São Bernardo e Audax fizeram a decisão e o time do ABC ficou com o título e com a vaga na Copa do Brasil. O São Carlos FC também disputou esse torneio, e acabou eliminado ainda na primeira fase, disputando apenas 12 jogos.
As competições profissionais organizadas pela Federação Paulistas de Futebol voltam no dia 18 de janeiro, com a abertura do Paulistão Chevrolet 2014. A Série A2 se iniciará no dia 25 e na semana seguinte terá início a Série A3 2014, onde o São Carlos busca retornar aos dias de glória e chegar na divisão de acesso para a elite. A Segunda Divisão ainda não tem data definida para começar, e o Clube Atlético Paulistinha não definiu se irá disputar a competição. A Copa Paulista será disputada após a Copa do Mundo.

Contraponto

Apesar do gigantesco número de partidas oficiais organizadas pela FPF de maneira exemplar, muito clubes de pequeno porte ficam a ver navios quando essas competições chegam ao fim, caso de Paulistinha e São Carlos FC.
O próprio Paulistinha serve como exemplo: o Tio Patinhas disputou o segundo maior torneio de clubes profissionais do país, e, por méritos, chegou até a reta final, disputando ao todo 28 partidas em quase oito meses. Entretanto, nos outros quatro meses do ano, o clube teve suas atividades profissionais suspensas, já que não teve outro torneio para disputar.
O resultado é óbvio. Uma torcida que não tem como hábito frequentar o estádio e consequentemente gerar renda para o clube, e investidores com medo de apoiar um projeto de alto risco. Afinal, o CAP disputou sim 28 partidas em 8 meses, mas e se ele tivesse sido eliminado ainda na primeira fase do torneio? Poucos torcedores no estádio e falta de investimentos são as principais causas que podem levar o Clube Atlético Paulistinha a não disputar competições profissionais em 2014.
Como parâmetro de comparação, uma equipe da elite do futebol brasileiro chega a disputar até 83 jogos por temporada.
Procurando uma solução para essa discrepância, surgiu o Bom Senso FC, que pretende incorporar no cronograma dos pequenos clubes competições organizadas pela CBF, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, mas até o momento nenhuma proposta oficial foi apresentada pelo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário