domingo, 10 de novembro de 2013

OPINIÃO: Luisão à espera de um choque de gestão

Estádio Luisão recebeu jogos importantes, mas público foi péssimo na temporada 2013 (Foto: Assessoria de Imprensa/São Carlos FC)

Escrito por João Victor Gonçalves*

O tema desta edição da coluna não se restringirá somente às quatro linhas. Pelo contrário: abrangerá toda a estrutura física disponível na cidade de São Carlos para a prática do futebol, com o foco das atenções voltado para o abandonado Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira.
Não é de hoje que os problemas estruturais do Luisão são uma constante. Qualquer torcedor que for ao principal recinto futebolístico de nossa cidade verificará condições como: arquibancadas sem pintura, com visíveis rachaduras e infiltrações; "cadeiras" (feitas de cimento, um detalhe peculiar em estádios de futebol) soltas, rachadas, quebradas e com acumulo de sujeira; problemas evidentes nas telhas que recobrem a atividade coberta, sendo que a região inferior a estas se tornou lar das pombas (famosas habitantes do estádio); cabines de imprensa ultrapassadas e deterioradas, que já foram motivos de vergonha para o município em competições como a Copa SP de Futebol Júnior.
Apesar das condições de deterioração presentes no Luisão, é utópico, no presente momento, falar na demolição do estádio e construção de um novo no estilo “Arena” na cidade de São Carlos. O aporte financeiro para um evento destes seria um duro golpe aos cofres públicos e, momentaneamente, não há uma equipe local com condições de usar e manter um patrimônio destes (um bom exemplo é a Arena da Fonte Luminosa na vizinha Araraquara que, especialmente para a Ferroviária S/A, não trouxe grandes benefícios em relação a resultados; pelo contrário, tornou-se uma despesa-extra para o poder público municipal, tendo suas atividades de grande público restritas a eventos “de aluguel”, a exemplo do que ocorre com o Ginásio Municipal Milton Olaio Filho).
Porém, o fato de um estádio novo não ser construído não justifica o abandono visto no antigo Luisão, que teve sua última “reforma” realizada em 2005, sendo que, a nível estrutural, as últimas mudanças foram feitas durante a administração do falecido Vadinho de Guzzi, quando o Grêmio Esportivo Sãocarlense viveu seus áureos momentos de glória na 1ª Divisão Paulista. Também é injustificável a demora do Poder Público para utilizar as verbas repassadas pelos deputados Lobbe Neto e Tiririca na ampliação e reforma das arquibancadas do Luisão. A meu ver, uma ampliação é inútil pelas últimas médias de público verificadas nas partidas de São Carlos e Paulistinha; porém, necessária, já que atenderá à ridícula exigência da FPF de estádios com, no mínimo, 15 mil lugares para a disputa da Série A2 (divisão em que esperamos ver o São Carlos FC em breve).
Com uma não tão significativa contrapartida da Prefeitura Municipal de São Carlos, melhorias poderiam ser realizadas no estádio municipal, que vão desde a pintura até a reforma da arquibancada coberta. Com um pouco mais de verba (e vontade política), a arquibancada coberta poderia ser ampliada, as cabines de imprensa poderiam ser reconstruídas, cadeiras poderiam ser instaladas em outros setores do estádio e, por que não, um bonito placar eletrônico engalanaria o estádio da tão apregoada “Capital da Tecnologia”. Para resolver o problema do estacionamento, vejo como solução simples o aluguel da área na Avenida Grécia em que é realizado o tradicional “Feirão” aos domingos, com mobilização da Guarda Municipal para o zelo dos veículos dos torcedores, que poderiam fazer o pequeno trajeto deste local até o estádio a pé, sem maiores complicações. Isso evitaria a demolição da bonita praça localizada em frente ao estádio para a demarcação de simples vagas de estacionamento.
O título desta coluna, embora represente uma crítica velada às promessas de mudança na cidade (incluindo a reforma do Estádio Luisão) prometidas pelo atual prefeito, Paulo Roberto Altomani, não pode ser encarado como uma crítica exclusiva à atual administração: boa parte do estado de abandono que verificamos no Luisão e na maioria dos outros estádios da cidade (utilizados para a prática do futebol amador) pode ser colocada na conta dos 12 anos de administração do PT, que, “diga-se de passagem” (como diria o “Craque” Neto), destruiu o tradicional Estádio Rui Barbosa e a cancha de malha da Vila Prado, para a construção de uma pista de caminhada (que poderia ser remanejada ao redor do gramado do saudoso Rui Barbosa) e de uma “pseudo” estação rodoviária (também conhecida como “ponto de ônibus tamanho plus”).

A atual administração já deu exemplos de que deverá olhar para o esporte local com outros olhos, principalmente pela recuperação de algumas instalações esportivas para a realização dos Jogos Regionais, cujo exemplo máximo foi a revitalização das quadras da CICA. Porém, o estádio municipal foi esquecido deste processo, com a deterioração do gramado por uma inadmissível falta d’água (!). A expectativa é de que, com a mudança do comando da pasta após a saída de Zezão Favoretto, haja empenho por parte do novo secretário na reforma do Luisão. Reforma esta que já possui uma verba federal destinada a ela, não afetando o orçamento municipal (o que evita argumentos infundados como: “A Prefeitura não deve tirar dinheiro da Saúde e da Educação para a reforma de campo de futebol”, já que isso não ocorrerá) e que certamente resultará numa imagem positiva da cidade de São Carlos transmitida a todo o Brasil na próxima Copa São Paulo de Futebol Jr. (competição da qual a cidade pleiteia ser sede) e nos futuros campeonatos profissionais que São Carlos FC e CA Paulistinha disputarão.

*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte (Futebol na Oceania), estudante de Medicina, tem 18 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário