quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CALENDÁRIO: Clubes votam e formato da Série A3 é mantido

Todos os 20 clubes tiveram representantes da reunião realizada na Federação Paulista de Futebol (Foto: FPF/Divulgação)
Escrito por Gustavo Curvelo

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (6) na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), foi estabelecida a fórmula de disputa do Campeonato Paulista da Série A3 de 2014. A competição, que conta com a presença do São Carlos Futebol Clube, terá o seu formato igual ao dos últimos anos, e será disputado de fevereiro a maio.
O movimento do Bom Senso FC agitou o futebol brasileiro durante o mês de outubro. Com a proposta de diminuição das partidas durante a temporada e até mesmo a cogitação de extinção dos campeonatos estaduais, o torcedor ficou ansioso pelo desfecho da história, que terminou com regulamento alterado na Série A1 e na Série A2. Com isso, as duas competições passaram a adotar o turno único, encurtando de 25 para 19 datas.
Porém, na Série A3, a proposta não tem cabimento. Sem nenhum clube disputando os torneios nacionais em 2014, o campeonato terá sua fórmula mantida. Assim sendo, as equipes se enfrentam em turno único na primeira fase, onde os quatro últimos colocados são rebaixados e os oito melhores pontuadores classificam-se à segunda fase, dividindo-se em dois grupos com quatro equipes cada. Nesta fase, os clubes jogam em turno e returno e os dois melhores de cada grupo conquistam o acesso. Além disso, o vencedor de cada grupo joga a final em turno e returno, com a segunda partida sendo realizada sob mando da equipe com melhor campanha no geral.
Com isso, a competição terá 19 datas na primeira fase, seis datas na segunda fase e duas datas na terceira fase. O início está programado para o dia 2 de fevereiro e o término em 25 de maio. Para inscrição dos atletas, as equipes podem realizar o procedimento a partir do dia 24 de janeiro, com prazo limite em 14 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário