segunda-feira, 11 de agosto de 2014

FELIPE ROSSI: Revelação são-carlense reflete o futebol brasileiro

Em sua coluna semana, Felipe Rossi faz uma breve análise sobre a saída de jogos atletas do país, como Rafael Oller (Foto: Colaboração/Marcos Escrivani)
Escrito por Felipe Rossi*

Rafael Oller. Todo torcedor do São Carlos já ouviu este nome. E ele demonstra bem o cenário atual do futebol brasileiro: exportação de jogadores qualificados que ficam pouco no país.
Recentemente o meia Rafael Oller acertou sua transferência para o Hellas Verona, da Itália, onde passará por uma série de testes e avaliações. Caso se saia bem, ele poderá seguir na equipe que atualmente disputa a Série A da Liga Calcio, o campeonato nacional italiano.
Com pouco mais de 19 anos de idade, Oller fará parte dos jogadores brasileiros que atuam no exterior e que não passaram por equipes de ponta do futebol brasileiro, ou, pelo menos, equipes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. E cada vez mais este tipo de jogador aparece. A própria Seleção Brasileira que disputou a última Copa do Mundo no Brasil é um exemplo claro disso: jogadores titulares como David Luiz, Luiz Gustavo e Hulk saíram do Brasil sem sequer disputar o Brasileirão.
O nível técnico do jogador brasileiro continua alto, o que precisa ser revisto são as questões internas. Porque um atleta prefere sair com menos de 20 anos do que fazer história por aqui? Não seria a hora de buscarmos alternativas possíveis para mantê-los no país? A alma se alimenta dos sonhos, então não custa sonhar com um campeonato nacional valorizado e atraente.
Digo o mesmo ao Rafael Oller: pode sonhar garoto, é cedo, e quem sabe um dia não vemos você brilhando com a Amarelinha. Parabéns!

BOLA EM JOGO

Bombástica
Pode ser considerada reveladora a entrevista concedida pelo Supervisor de Futebol do São Carlos FC, Rodrigo Ramos, ao Blog Futebol de São Carlos - clique aqui para conferir.

Paizão
Não teve rodada do Campeonato Amador esse fim de semana. Claro, por motivos óbvios: o Dia dos Pais... O "paizão" da Liga, o Flecha, mandou bem, o pessoal do Amador merecia essa folguinha com a família!

Isso aí
Claro que para acabarem com o rótulo de violentos, as Torcidas Organizadas tem que parar de arrumar encrenca, mas a Sancaloucos está de parabéns: deu seu primeiro passo com a campanha de arrecadar alimentos em prol de entidades carentes. Sensacional!

Voando baixo
Com o Sub-15 eliminado, só sobrou ao Sub-17 a tentativa de dar um alento ao torcedor que acompanha os jogos destas categorias, mas a derrota frente ao Noroeste serve de alerta ao técnico Geninho. Depois da Copa do Mundo a campanha tem sido bem irregular!

Voando alto
Após a heroica vitória do Sub-20 com um time muito desfalcado sobre o Independente - sem goleiro e sem reservas - a Águia da Central continua voando alto e bateu a Francana fora de casa garantindo a classificação. Que continue assim!

*Felipe Rossi tem 24 anos e é jornalista esportivo, além de graduando em Ciências Sociais na UFSCar. Apaixonado pelos time da Cidade do Clima, frequenta as arquibancadas do Luisão desde o final da década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário