terça-feira, 5 de agosto de 2014

BASTIDORES: Cartola do São Carlos explica planejamento do clube para 2015

Rodrigo Ramos, supervisor de futebol do São Carlos FC: "A nossa filosofia é a de valorizar o trabalho dos nossos profissionais" (Foto: Saulo Marino)
Escrito por Futebol de São Carlos

Em entrevista exclusiva ao repórter Saulo Marino, o supervisor de futebol do São Carlos FC, Rodrigo Ramos, revelou como o clube já está trabalhando para montar uma equipe profissional em 2015. “O objetivo do nosso trabalho é o acesso”.
Apostando no fortalecimento das categorias de base como fórmula para o sucesso, o cartola revelou também como será feita a escolha do treinador para os profissionais. Além disso, explicou como o planejamento foi dividido. Se no Sub-15 e no Sub-17 não existe pressão por resultados, e sim para revelar jogadores, no Sub-20 os garotos precisam trabalhar forte para mostrar serviço.

Saulo Marino: Os jogadores que vão defender o São Carlos na Copa São Paulo de Futebol Junior em janeiro precisam ter um vínculo com o clube até o dia 17 de setembro. Vocês irão realizar mais alguma peneira?
Rodrigo Ramos: O planejamento foi dividido em duas etapas, e o presidente designou-me responsável pelo departamento de capitação de jogadores.
As inscrições para o campeonato paulista terminam no dia 18 de agosto, e até lá entre seis e oito jogadores estão sendo avaliados por semana. Estamos interessados em jogadores nascido nos anos de 1995 e 1996.
Primeiro fizemos as peneiras. O zagueiro Lenin, por exemplo, foi aprovado na peneira realizada no Recanto do Tio Patinhas, no Paulistinha, e está atuando entre os titulares do Sub-20.
Num segundo momento vamos focar na Copa São Paulo. Alguns jogadores do elenco Sub-20 não terão condições de atuar na Copinha devido a idade, caso do volante Eberson, o meia Willian, e o atacante Lucão, que nasceram em 1994.
Partindo disto, vamos trabalhar carências: o objetivo é analisar os atletas do juvenil, ver se eles têm condições de suprir essas necessidades. Entre o Sub-15, Sub-17 e Sub-20, temos mais de 100 atletas. Se não encontrarmos aqui um com a característica desejada, então vamos buscar fora.

Saulo Marino: Qual é o objetivo deste trabalho, existe pressão por resultados?
Rodrigo Ramos: Não exigimos resultados no Sub-15 e Sub-17, lá o objetivo é formar bons jogadores. Estamos focados no Sub-20, depois na Copinha, e por fim a Série B. O objetivo do nosso trabalho é o acesso.

Saulo Marino: Estes atletas que não terão condições de jogar a Copinha serão emprestados ou dispensados? Como o São Carlos planeja não deixar os jogadores parados?
Rodrigo Ramos: O Willian, por exemplo, jogou a A3, é um atleta interessante, que teve o contrato renovado. Quando acabar o Sub-20 ele ficará treinando com o elenco, mesmo sem disputar jogos oficiais, apenas para manter o ritmo. Cada caso é um caso, vamos analisar todos os nomes que temos a disposição.

Saulo Marino: Muito se fala sobre quem será o treinador da Série B. O São Carlos já tem algum nome?
Rodrigo Ramos: Tenho falado muito com o presidente que futebol é momento e perfil. Existe treinadores de A1, A2 e A3. Não adianta trazer para a Série B o Sérgio Guedes, por exemplo, que trabalhou com a gente em 2006. É um cara vencedor, seleção brasileira, mas que tem o perfil de trabalhar com jogadores de primeira divisão.
E mais. A nossa filosofia é a de valorizar o trabalho dos nossos profissionais. O presidente Carlos Antunes irá priorizar o trabalho do Marcos Campagnollo. Se ele demonstrar no Sub-20 que tem condições de ser o técnico na Série B, ele será o treinador. Porém, se precisarmos trazer alguém, vamos atrás de um nome com perfil para trabalhar na Série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário