segunda-feira, 14 de julho de 2014

FELIPE ROSSI: O legado da Copa deve passar pelo futebol interiorano

O chocolate alemão escancarou os problemas que o Brasil tem na formação de jogadores: solução pode ser o interior (Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Escrito por Felipe Rossi*

Com o fim da Copa do Mundo de 2014, volta a ser discutido qual será a herança deste Mundial dentro e fora do campo. Uma das abordagens que cobre as duas vertentes surgiu após a vitória da Alemanha: o trabalho de base.
O sucesso do futebol alemão na Copa trouxe à tona uma série de fatores que foram determinantes para a formação do grupo que venceu o torneio e um dos mais interessantes é, sem dúvida, o apoio dado pela DFB (Federação Alemã de Futebol) à formação de jogadores.
Uma das maneiras de estimular o desenvolvimento de novos talentos na Alemanha foi a criação de ligas nacionais do futebol de base, com sustentação financeira estatal, onde milhares de olheiros filiados à DFB garimpam talentos observando os jogos das categorias. Para ter uma ideia, de todo o elenco campeão apenas o veterano atacante Miroslav Klose não frequentou as seleções de base da Alemanha.
Um método que merece atenção, pois além de fortalecer o futebol nacional, pode reavivar o futebol do interior, que em outros tempos tanto revelou jogadores para os grandes clubes do país e para a própria seleção brasileira.
Revelar jogadores se tornou o principal incentivo de empresários que decidem apostar no futebol “apenas” para fazer dinheiro, procurando vender jovens talentos na primeira oportunidade, sem oferecer uma chance de amadurecimento com estabilidade. Quem sabe um novo modelo não possa mudar um pouco essa história?
Apesar de desorganizados, atualmente o estado de São Paulo possui campeonatos em diversas divisões de base, dentre elas as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, as quais o São Carlos Futebol Clube possui representantes. Quem sabe com mais incentivo ainda não possamos ver outro jogador são-carlense brilhando com a amarelinha!

BOLA EM JOGO

Ressaca pós-Copa
De quatro em quatro anos o futebol vive seu momento de maior exaustão! Agora que a Copa do Mundo acabou, o futebol vai voltar a ser apenas dos apaixonados por ele...

Parou tudo...
Até o Campeonato Amador de Futebol parou para ver a final da Copa. Nesse fim de semana não houve rodada, apenas três jogos do Varzeano foram realizados.

Tudo mesmo!
Até a cúpula do São Carlos FC se reuniu no CT Recanto do Tio Patinhas durante a semana para acompanhar a vergonhosa derrota do Brasil frente a Alemanha, na terça-feira. Teve até feijoada!

Até que enfim...
E neste sábado já tem jogo das categorias Sub-15 e Sub-17; a garotada se prepara para enfrentar a Ferroviária, no Zuzão, às 9 horas da manhã. O Sub-20 volta só em agosto.

Temido desmanche
Falando em Sub-20, dois jogadores titulares foram contratados pelo profissional do Juventus, mesma equipe que levou o treinador Rodrigo Santana antes da Copa - clique aqui para saber mais.

*Felipe Rossi tem 24 anos e é jornalista esportivo, além de graduando em Ciências Sociais na UFSCar. Apaixonado pelos time da Cidade do Clima, frequenta as arquibancadas do Luisão desde o final da década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário