quinta-feira, 19 de junho de 2014

JOÃO VICTOR: Tempos de Copa

João Victor acredita que é a hora do brasileiro 'desfrutar o lado bom de uma das maiores festas esportivas do planeta' (Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Escrito por João Victor Gonçalves*

Poderia eu sugerir mudanças táticas a Felipão para o duelo contra Camarões, criticar Dani Alves pela trágica atuação contra a Croácia ou lamentar a excelente atuação de Ochoa (classificado minutos antes do jogo como folclórico por mim a um grupo de amigos). Porém, faço questão de destacar alguns detalhes que fazem destes tempos de Copa algo único.
Já falei do espírito de união demonstrado entre várias gerações na troca de figurinhas; durante as partidas da Seleção, esse espírito cívico é revertido em prol do elenco verde e amarelo. Obviamente, a euforia dos mais exaltados com o triunfo sobre a Croácia já foi convertida na descrença dos mais pessimistas após o empate contra o México. Todavia, julgar esta alternância sentimental dos torcedores é algo tão pitoresco quanto a velha questão: quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?
É nos momentos em que aliamos a rotina e a transmissão das partidas que vemos as ações mais tocantes destes tempos. Como exemplo pessoal, posso citar a mobilização das pessoas em torno de meu celular no ônibus, na universidade ou em qualquer lugar público (com três jogos diários e torcedores motivados, o recurso da TV Digital torna-se um artigo de luxo, um poderoso agregador social).
Outro delicioso momento destas semanas é a apuração dos resultados em bolões. Graças a partidas como Espanha e Holanda, Uruguai e Costa Rica e Chile e Espanha, a desilusão e frustração dos apostadores mais “conservadores” é evidente. Nada que dure mais que um copo de cerveja ou o sorriso faceiro após um “Adiós, tiki-taka”.
O interesse pelo futebol, pela cultura do outro e as possibilidades de integração social vistas nesta Copa do Mundo dificilmente se repetirão em outros momentos na história deste país. Aproveitá-los é fazer parte deste movimento, desfrutar o lado bom de uma das maiores festas esportivas do planeta.
O pretensioso conselho que deixo ao final desta coluna é: cada um a sua maneira, vivam os tempos de Copa! Seja secando a Argentina, deixando a senhorinha ao lado assistir ao jogo em seu celular ou ignorando os amigos para celebrar o triunfo chileno sobre a Espanha.

*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 19 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário