quinta-feira, 8 de maio de 2014

SUB-20: Com regulamento confuso, campeão pode ser rebaixado

Paulista Sub-20 tornou-se a competição mais importante da temporada para o São Carlos; porém, o time já entra em campo rebaixado (Foto: Divulgação/São Carlos FC)
Escrito por Saulo Marino e Gustavo Curvelo

O Campeonato Paulista da Primeira Divisão de 2014 começa no próximo dia 10 de maio, e 42 times estão na disputa pelo título. Na temporada 2013 o Mogi Mirim mostrou a força do interior paulista e levantou o caneco.
Mas nem tudo é um mar de rosas na competição. Como de costume a Federação Paulista de Futebol (FPF), que organiza a competição, preparou um regulamento confuso, em que o campeão pode ser rebaixado. E mais, mesmo sem entrar em campo, o São Carlos já sabe seu destino ao término do torneio: o rebaixamento.
Isso porque o regulamento elaborado pela FPF afirma que a Primeira Divisão do Campeonato Paulista Sub-20 seja disputada apenas por equipes que, no profissional, estejam na Série A1, A2 e A3; enquanto os times da Série B do Campeonato Paulista, equivalente a quarta divisão, compõem com a Segunda Divisão do Sub-20.
Ou seja, a confusão está instaurada: o campeão da Primeira Divisão Sub-20 pode ser rebaixado se o time profissional cair para a Série B, assim como o campeão da Segunda Divisão Sub-20 depende do sucesso da equipe profissional em conseguir o acesso para também ser beneficiada.
E um dos casos inusitados está o São Carlos. Afinal, a Águia foi rebaixada na Série A3 há cerca de um mês, mas disputará a elite do Sub-20 por ter começado a temporada justamente na A3.
Independentemente do regulamento confuso, o time comandado por Rodrigo Santana aproveita segue sua preparação para disputar a Primeira Divisão Sub-20, que começa no próximo sábado (10), quando o São Carlos enfrenta o Rio Claro, fora de casa, às 15h. A expectativa é de que o time faça um bom campeonato, principalmente pelos resultados obtidos na Copa São Paulo de Futebol Junior, que aconteceu em janeiro. Na oportunidade a equipe da Cidade do Clima derrubou gigantes, como Palmeiras e Coritiba.
Mas a pressão por bons resultados também existe, Com a situação no profissional, que só volta a campo em 2015, o campeonato Sub-20 tornou-se a competição mais importante da temporada para o São Carlos. E o bom desempenho é fundamental, uma vez que o time será a base da equipe que tentará voltar para a Série A3 em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário