sexta-feira, 9 de maio de 2014

JOÃO VICTOR: A satisfação com a última figurinha

Colecionar figurinhas da Copa também é coisa de adulto (Foto: Divulgação/Panini)
Escrito por João Victor Gonçalves*

Uma paixão tomou conta da cidade nas últimas semanas. Uma paixão diretamente ligada ao futebol, que une diferentes gerações e propaga valores importantes: a troca de figurinhas do famoso “Álbum Oficial da Copa do Mundo de 2014”.
O primeiro mito quebrado por este fenômeno de vendas é o de que a paixão se restringe ao público jovem/masculino. Ledo engano. No principal ponto de trocas da cidade, a Praça da XV, o público é variado, não sendo surpresa para ninguém encontrar garotas conferindo as figurinhas restantes em aplicativos ou senhoras com mais de 50 anos trocando seus cromos (algumas ainda utilizando a famosa justificativa: “são para meu netinho”).
Mas o que mais chama a atenção neste “mundo de trocas” é a redescoberta de valores, principalmente pelos mais jovens. A interação proporcionada entre os pequenos e os mais experientes, num mundo em que a comunicação é cada vez mais restrita e dependente de novas tecnologias, é fundamental e proveitosa. Além disso, merece destaque a questão da honestidade: na grande maioria das ocasiões, as trocas ocorrem na base do “uma por uma”, sem distinção de escudos, jogadores etc.
Porém, sempre há situações que merecem nossa repreensão. A principal delas é a protagonizada por “traficantes de figurinhas”, que vendem separadamente cromos a preços abusivos, com um acréscimo de até 400% no preço original unitário (R$ 0,20). Exemplarmente, a grande maioria dos fãs não alenta a ação destas pessoas, que certamente sairão com um prejuízo proporcional aos montes de figurinhas que estão acumulando.
Um caso que me comoveu foi a alegria de um vendedor numa banca de jornal, dizendo que uma garotinha havia devolvido um pacotinho que foi “a mais” durante sua compra. Por mais rotineira que essa situação possa parecer, deixou entre os que estavam presentes no local certo sentimento de “honestidade” (algo que já podemos tachar como raro numa sociedade cuja obtenção de vantagem por quaisquer meio é aclamada).
Por mais entusiasta que eu possa parecer neste espaço, vendo valores num ato tão simples quanto colecionar figurinhas, sempre há os “revolucionários” ou “corretos” de plantão que julgam o ato da compra do álbum e do gasto financeiro com os cromos. Julgam por julgar, pelo fútil prazer de conseguir destaque frente outros com uma visão de mundo reduzida ao ponto de qualificar as paixões dos outros (o que, nestes tempos modernos, vem na forma de curtidas e compartilhamentos). Como forma de resistência, lembro-me da alegria em cada figurinha nova obtida, da surpresa em cada escudo e, acima de tudo, da satisfação com a última figurinha!

*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 18 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário