quinta-feira, 1 de maio de 2014

JOÃO VICTOR: Tempo para reflexão

João Victor: "Jogar a Copa Paulista só traria mais dor de cabeça aos torcedores em alguns finais de semana do segundo semestre..." (Foto: Divulgação/São Carlos FC)
Escrito por João Victor Gonçalves*

Muito se fala sobre a ausência de competições profissionais de futebol em São Carlos em 2014. A grande maioria das opiniões sobre o tema traz um tom de lamento, de decepção. Porém, não acredito que a ausência do São Carlos FC dos gramados seja prejudicial; pelo contrário, caso seja bem explorada, pode até ser benéfica.
A famigerada Copa Paulista não serve de exemplo para ninguém: com um número cada vez menor de clubes, o grande “prêmio” do campeonato (a vaga na Copa do Brasil) perdeu um pouco de seu brilho quando a segunda principal competição nacional teve seu formato modificado, com a inclusão de um número maior de equipes. Dessa forma, o sonho de receber um grande em seu estádio pode ser resumido a uma partida contra um Goianésia da vida e uma eliminação precoce.
Aos que não se convencem com este primeiro argumento, cabe lembrar que a ausência do São Carlos na Copa Paulista se deve estritamente a uma questão de (falta de) mérito. Caso a equipe conseguisse a manutenção na A3, poderia pleitear junto à FPF uma vaguinha no torneio; porém, com o fiasco do rebaixamento, o “pedido de esmola” fica impossibilitado nesta temporada.
Sem competições profissionais, a diretoria da Águia pode voltar suas atenções às competições de base, com a formação de elencos que provavelmente servirão como fornecedores de atletas para a disputa da 4ª Divisão (sim, 4ª Divisão; “Segundona” soa como um eufemismo no atual momento).
O fato de ver benefícios no afastamento do São Carlos FC das competições profissionais em 2014 não significa que eu concorde com o atual calendário adotado pela FPF e pela CBF. Porém, a ausência do tradicional Botafogo de Ribeirão Preto em uma competição nacional, clube que chegou com mérito às quartas-de-final do Paulistão, deve ser muito mais lamentada que a não-disputa da Copa Paulista pelo Sanca. Com o que vimos em 2014, um possível ingresso na disputa não traria mais do que dor de cabeça aos torcedores mais fanáticos em alguns finais de semana do segundo semestre...


*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 18 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário