quinta-feira, 15 de maio de 2014

JOÃO VICTOR: Necessidades

Bonito só na foto? Para João Victor, instalações esportivas de São Carlos estão em estado deplorável (Foto: Divulgação/São Carlos FC)
Escrito por João Victor Gonçalves*

Recentemente, máquinas escavadeiras foram vistas no Luisão dando início a uma obra para adequação onde ficava a antiga “Fafá de Belém”, segundo fontes, visando instalar novas arquibancadas - o que ampliaria a capacidade do Estádio Municipal e daria um fim justo e digno à verba destinada através do deputado Lobbe Neto ao município, há cerca de três anos.
Mais deprimente que a paralisação das obras para adequação dos projetos, é ver outras instalações esportivas de nossa cidade. Com exceção ao ginásio Milton Olaio Filho, São Carlos carece de locais desta valia. Os torneios da Liga Sãocarlense são disputados em campos localizados na Vila Isabel, no São João Batista, em Água Vermelha, e só podem se dar ao luxo de serem sediados em um “estádio” quando ocorre uma partida no Luisão ou no Zuzão.
Obviamente, o progresso e o crescimento da cidade destruíram vários campos que marcaram história no futebol amador são-carlense. Bairros como Vila Prado, Vila Elizabeth, Tijuco Preto, etc., deixaram de ter seus gramados (ou pelados) de referência com o passar dos anos, bem como suas equipes de destaque.
Porém, nos anos atuais, a aceitação passiva das mudanças resultou numa letargia da administração municipal em construir ou reformar instalações esportivas. Pior: durante as administrações de Newton Lima Neto e Osvaldo Barba, a cidade perdeu dois de seus recintos esportivos mais prestigiados: o Estádio Rui Barbosa, transformado em uma verdadeira “calçada pública”, e a Cancha de Malha da Vila Prado, que deu lugar a uma “pseudo-rodoviária”, cujos bancos jamais experimentaram a presença simultânea de 15 pessoas.
Se o atual prefeito Paulo Altomani terminará seu mandato com o status de ter repetido os erros de seus antecessores, só o futuro dirá. Mas é inadmissível ver situações como as instalações precárias das cabines de imprensa do Luisão ou a região da Grande Aracy sem um campo com dimensões oficiais para a prática dos clubes amadores locais. Isso sem falar no déficit de ginásios, canchas ou quadras abertas para a prática de outras modalidades. Como eleitores e contribuintes, aguardemos, mas cobremos!

*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 19 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Um comentário:

  1. O ginasio milton olaio filho nao esta nos seus dias melhores tambem, nao tem condiçoes de se realizar uma partida de basquete

    ResponderExcluir