quarta-feira, 14 de maio de 2014

DESPRESTIGIADA: Sem são-carlenses, Copa Paulista tem grupos definidos

São Bernardo levantou o caneco na edição 2013; campeão tem direito de disputar a Copa do Brasil (Foto: Divulgação/FPF)
Escrito por Luis Felipe Rossi/Colaboração

A Copa Paulista de 2014 teve seus grupos divulgados pela Federação Paulista de Futebol (FPF), entidade responsável pela organização do torneio. Sem nenhum representante de São Carlos após quatro anos, a competição chega à sua sétima edição com cada vez menos prestígio, além do menor número de equipes participantes desde o seu início, em 2008. A primeira rodada ainda não tem data definida, mas deve acontecer apenas depois da Copa do Mundo.
Apesar do pouco interesse dos clubes em disputar a competição, a Cidade do Clima vive uma particularidade: o Paulistinha se afastou de competições profissionais em 2014, e o São Carlos perdeu o direito de jogar a competição porque acabou rebaixado na Série A3 deste ano.

Histórico

A Copa Paulista de Futebol existe com a mesma nomenclatura e regulamente desde 2008, porém a fórmula da competição é mais antiga. Segundo a FPF, em 1999, a Copa Estado de São Paulo, surgiu para manter os clubes em atividade, mesmo fora das principais divisões do Campeonato Brasileiro, (séries A, B e C à época e D atualmente). Na primeira edição, o vencedor foi o Etti Jundiaí, atual Paulista.
Sem ser disputada em 2000, em virtude da Copa João Havelange, voltou em 2001 com o nome de Copa Coca-Cola, mas a parceria não durou. Em 2002, houve uma divisão entre módulo oeste, Copa Futebol Interior, e módulo leste, Copa Mauro Ramos, tendo dois campeões no mesmo ano, pela primeira e única vez do torneio.
Nos dois anos seguintes voltou ao modelo e nomenclatura original, mas de 2005 a 2007 foi denominada de Copa Federação Paulista. Em 2008 veio a grande mudança e que se mantém até hoje: nenhum clube dos considerados “grandes” poderia participar, a não ser com uma equipe B, mas que não iriam concorrer à vaga reservada na Copa do Brasil.

Edição 2014

A edição deste ano teve o número mais baixo de equipes inscritas, apenas 22, que estarão divididas em três grupos regionalizados, dois com sete e um com oito agremiações. Classificam-se para a segunda fase 16 clubes: os cinco melhores de cada chave além do sexto melhor colocado por índice técnico.
Ao menos as cidades de Ribeirão Preto, Limeira e Sorocaba terão clássicos já na primeira fase: Botafogo e Comercial pelo Grupo 1, Inter e Independente no Grupo 2 e São Bento e Atlético Sorocaba no Grupo 3.
Confira abaixo os grupos da primeira fase da Copa Paulista 2014:

Grupo 1
Batatais
Botafogo
Votuporanguense
Comercial
Ferroviária
Mirassol
Tupã

Grupo 2
Inter de Limeira
Independente
Itapirense
Paulista
RB Brasil
União Barbarense
XV de Piracicaba

Grupo 3
Atlético Sorocaba
Juventus
São Bento
Santo André
São Bernardo
Osasco
São José
Taubaté

Nenhum comentário:

Postar um comentário