segunda-feira, 12 de maio de 2014

FELIPE ROSSI: O futebol são-carlense está implorando por atenção

Felipe Rossi alerta: problemas de gestão, calendário mal elaborado, as mesmas caras na CBF... (Foto: Divulgação/Bom Senso FC)
Escrito por Felipe Rossi

No último domingo (11), acabou a segunda fase da Série A3, competição em que o São Carlos Futebol Clube foi um dos participantes, apesar de não jogar há praticamente um mês. Do outro lado está o Paulistinha, instituição esportiva tradicional em nossa cidade, mas que não entra em campo desde o ano passado.
É certo que a Águia pouco produziu em seus últimos 12 meses de atividade - com raras exceções, como a Copa São Paulo deste ano -, mas também é evidente que o modelo de tocar o futebol por parte dos gestores federados também deixa a desejar e isso desestimula muito o torcedor a pagar para acompanhar torneios que pouco agrega às equipes. É obvio que faço aqui uma crítica direta ao modelo “tiro curto” do Campeonato Paulista (em qualquer divisão) e à Copa Paulista, torneio que se mostra cada vez mais atrasado.
Isso tudo, somado ao rebaixamento do São Carlos FC, farão com que a Cidade do Clima fique cerca de um ano, doze meses ou 365 dias aproximadamente sem poder acompanhar uma partida sequer de futebol profissional. Parte disso também é responsabilidade do Clube Atlético Paulistinha que, mesmo após sua segunda participação em uma modalidade profissional, realizando uma excelente campanha na Série B, não conseguiu atrair apoio suficiente para manter as atividades neste ano de 2014.
Uma parcela de culpa se debruça na própria diretoria do CAP, que poderia ter aproveitado melhor seu ano de 2013 para continuar com a equipe profissional ativa nesta temporada, mas outra grande parte está relacionada ao nosso calendário bagunçado e incoerente, visto que um time como o Tio Patinhas, que chegou até a última fase da Segundona no ano anterior, poderia também ser eliminado na primeira fase da competição, totalizando 10 jogos ou, mais uma vez, apenas três meses de ocupação.
Imagine você, caro amigo leitor, trabalhar por 90 dias e ter que se sustentar disso pelo resto do ano? É essa a realidade dos jogadores/trabalhadores dos times “pequenos” no nosso futebol atual.

Calendário

Este cenário caótico para o futebol da Cidade do Clima ainda se estende para diversas equipes do futebol paulista. A já citada Série A3, por exemplo, chega à fase final exatamente após 100 dias de sua estreia. Torna-se totalmente questionável a qualidade técnica de um torneio que envolve profissionais temporários com equipes que se formam e se desmancham num piscar de olhos.
Caímos aí em um dos pontos do chamado Bom Senso FC. Podemos duvidar da capacidade de atuação desta entidade, mas é fato que algo novo eles realmente estão fazendo. Bem ou mal, estão questionando os abusos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Esta, inclusive, que teve seu presidente eleito por aclamação no ultimo dia 16 de abril, ou seja, sem candidatos de oposição! O novo presidente? Marco Polo Del Nero, o mesmo sujeito que deixou o futebol paulista nesta deprimente situação. Em resumo: novamente faltou Bom Senso à CBF.

BOLA EM JOGO:

Amador tá aí
O Campeonato Amador de São Carlos começa no próximo domingo. Às 10h estarei na narração de Santa Fé e Cruzado, ao lado de Marcos Serra e Wagner Quarsi pela TV São Carlos, vamos prestigiar!

Olha o brilho
É incrível como tem ex-jogador do São Carlos brilhando por aí: Rafael Silva estreou marcando gol pelo Vasco; da mesma forma Thiago Santana fez, na vitória do Caxias sobre o São Caetano na Série C. Este último, informação precisa de Ednelson Simonetti.

Pé-direito
A equipe Sub-20 do São Carlos começou muito bem! Bateu, fora de casa, o Rio Claro, destaque na categoria em 2013. O placar? Vitória com folga 3 a 1...

Agora vai
O ex-treinador do Paulistinha, Gilmar Rodrigues, conquistou sua primeira vitória no comando do XV de Jaú, pelo placar de 1 a 0 sobre o bom União São João... Agora vai, hein!

Estamos de olho
O vereador Júlio Cesar (DEM/São Carlos) fez uma doação ao Projeto Atletas Nota 10, da cidade de Serra Azul, interior paulista, comandado pelo ex-jogador Nei Bala - confira clicando aqui.
Parabéns por apoiar o esporte, senhor vereador, mas deixo uma pergunta: e aqui em São Carlos? Não tem projetos esportivos precisando de auxílio?


*Felipe Rossi tem 23 anos e é jornalista esportivo. além de graduando em Ciências Sociais na UFSCar. Apaixonado pelos times da Cidade do Clima, frequenta as arquibancadas do Luisão desde o fim da década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário