quarta-feira, 30 de abril de 2014

SUB-20: Em Goiás, ex-técnico da base do Paulistinha deseja sorte ao São Carlos

Dedé saiu do Paulistinha para ser técnico do Goiatuba Sub-17 (Foto: Arquivo pessoal)
Escrito por Saulo Marino e Gustavo Curvelo

A caminhada do São Carlos para voltar a Série A3 em 2016 começa na próxima semana, mais precisamente no dia 10 de maio. Pode soar estranho para alguns torcedores, mas trata-se de planejamento. O Campeonato Paulista Sub-20, que começa no próximo mês, será a base para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014, mesmo ano em que o São Carlos disputará a Série B, equivalente a quarta divisão do futebol paulista.
Como a tradicional Bezinha só aceita atletas com até 23 anos de idade - com exceção de três jogadores por equipe -, o bom desempenho já no Campeonato Paulista de Juniores será fundamental para que a Águia alcance os objetivos traçados para o profissional. Afinal, a base do time de 2015 será o próprio Sub-20.
E o time que será comandado por Rodrigo Santana ganhou um reforço de peso, pelo menos na torcida. Mesmo de longe, o técnico André “Dedé” Bernal, referência no assunto categoria de base, esperar ver a Águia voar mais alto. Para ele, a cidade de São Carlos não merece ter um time na última divisão do estado. “Ano passado diretoria do São Carlos errou na hora de montar a equipe profissional, porque manteve a base de um time que não foi bem na Copa Paulista do ano anterior. Planejamento é importantíssimo, e só assim as coisas podem ser diferentes em 2015” comenta Dedé, que atualmente é técnico da categoria Sub-17 do Goiatuba, no estado de Goiás.
Responsável pelas categorias de base do Paulistinha em 2013, Dedé ganhou destaque por conta de seu trabalho justamente a frente do Sub-17. Na oportunidade colocou o time entre os 16 melhores do estado - naquele ano o Campeonato Paulista da categoria contava com 79 equipes. “O Campeonato Paulista Juvenil é disputado em conjunto, e o grande problema é o excesso de times participantes [em 2014 são 81 clubes], pois algumas equipes entram apenas para competir, e isso acaba, de certa forma, prejudicando aqueles com altos investimentos, e que entram no torneio brigando por título e também pelo trabalho de formação do atleta”, observa o treinador, falando em relação ao desgaste dos jogadores – no ano passado sua equipe foi eliminada nas oitavas de final, mesmo sendo superior ao adversário.

Contraponto

Na bagagem, Dedé tem ainda a experiência de ter sido o treinador do Tio Patinhas Sub-15 em 2010, e auxiliar do profissional em 2013, além de ter treinado o Sub-20 do São Carlos em 2012. “No Sub-20 a coisa é diferente, dificilmente encontramos equipes que são ‘saco de pancada’, até porque é uma categoria que além da motivação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior campeonato de base do país, o atleta se encontra no último estágio para se tornar ou não profissional”, diz.
Quanto as categorias de base do São Carlos neste ano, o atual treinador do Goiatuba espera que as equipes cheguem longe nos campeonatos que disputam, mas que principalmente revelem atletas para o profissional do ano que vem. “Os atuais técnicos da Águia tem qualidade de sobra para realizar um ótimo trabalho, e pelo que fiquei sabendo, os times que estão sendo montados são muito fortes. Além disso, no Sub-20, a maioria dos jogadores que compuseram o São Carlos na Copinha permaneceram, assim como o Rodrigo Santana, que é um ótimo treinador”, comenta.

Bem encaminhados

Os atletas que defenderam as categorias de base do Paulistinha em 2013 foram cedidos ao São Carlos devido a uma parceria (clique aqui para saber mais), inclusive o time Sub-17 que tinha Dedé como técnico. E pela experiência que tem comandando os garotos dentro de campo, o treinador já sabe quais nomes podem se destacar no Sub-20 e consequentemente integrar o elenco profissional no ano que vem. “Tendo as oportunidades, tanto o Gabriel Langhi, quanto o Borges e do Devecchi tem grandes chances de realizar um ótimo trabalho. Mas o Langhi trabalhou comigo durante quatro anos e sempre foi acima da média. Porém, esses três nomes tem um potencial enorme”, destaca.

Aqui é trabalho

Se o São Carlos ainda está em início de trabalho para os estaduais de base, o mesmo não pode ser dito do Goiatuba de Dedé. Seu time Sub-17 tem conseguido bons resultados, e com a primeira fase do Campeonato Goiano de base próxima de ser concluída, está muito perto da classificação, precisando de apenas um ponto em dois jogos para garantir a passagem. “Mas nossa meta é classificar em primeiro do grupo, e conseguimos isso com uma vitória”, completa.
O Goiatuba joga a classificação para a segunda-fase do Campeonato Goiano Sub-17 nesta quarta-feira (30), em casa, às 15h30, quando enfrenta o Mineiros no Estádio Divino Garcia Rosa.
Já no São Carlos, que com o rebaixamento para a quarta divisão do futebol paulista perdeu o direito de jogar profissionalmente competições oficiais, a diretoria concentra todas as atenções no ano da Copa do Mundo para as categorias de base. E com Dedé na torcida, as categorias Sub-15 e Sub-17 voltam a campo no feriado desta quinta (1), contra a Ferroviária em Guariba, a partir das 9h, enquanto o Sub-20 faz sua estreia no estadual apenas do dia 10 de maio, contra o Rio Claro, também fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário