quarta-feira, 16 de abril de 2014

ELEIÇÕES: Aliado de Teixeira, Marco Polo Del Nero é eleito presidente da CBF

Aliados de Ricardo Teixeira, Marco Polo Del Nero e José Maria Marin tem o controle absoluto do futebol brasileiro (Foto: Reprodução/Cosme Rímole)
Escrito por Futebol de São Carlos

A Confederação Brasileira de Futebol tem novo Presidente. Como era de se esperar, e como foi planejado pelo político militar José Maria Marin e arquitetado por Ricardo Teixeira - que saiu da CBF após denúncias de desvio de dinheiro -, o candidato único na eleição, Marco Polo Del Nero, que também é Presidente da Federação Paulista de Futebol, foi eleito com 44 votos a favor, dois contra e uma abstenção. Ele será o representante máximo do futebol brasileiro para o exercício nos próximos quatro anos.
No futebol, Del Nero participou da Comissão de Sindicância do Palmeiras, além de ser diretor jurídico, diretor de futebol e secretário do Conselho de Orientação do mesmo clube, nas décadas de 1970 e início dos anos 1980. Na FPF, está presente desde 1985, integrando o Tribunal da Justiça Desportiva, onde tornou-se Presidente em 1988. Em 2003, chegou ao cargo máximo da entidade substituindo Eduardo José Farah, e permanece até os dias atuais na função.

Atraso para o futebol brasileiro

Mesmo consciente de que seria eleito, Marco Polo Del Nero ironizou os opositores no seu discurso de posse. “Hoje foi um dia muito importante na minha vida de dirigente esportivo. Fui eleito de uma maneira expressiva e isso é uma felicidade. Sabemos da grande missão que temos pela frente, das obrigações e da responsabilidade que virá em seguida”, comentou, via assessoria de imprensa.
Segundo ele, a filosofia de trabalho será semelhante às gestões anteriores. “Ao tomar posse nós colocamos o nosso estilo, mas a administração segue na mesma linha. Da mesma maneira que o Ricardo Teixeira tinha o estilo dele de administrar, e o [José Maria] Marin o dele, eu tenho o meu”, ressaltou.
Marin e Del Nero assumiram a CBF em 2012, após uma série de denúncias de irregularidades contra o ex-presidente da entidade Ricardo Teixeira, que dirigiu a CBF de maneira ditatorial entre os anos de 1989 a 2012, quando finalmente renunciou ao cargo. De maneira oficial, Del Nero toma posse apenas em abril de 2015, e deixa o cargo em 2019. Apesar disso, as eleições foram antecipadas para antes da Copa do Mundo para tentar abafar as denúncias relacionadas a administração da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário