terça-feira, 22 de abril de 2014

COPA VERDE: Com gols de ex-São Carlos, Brasília garante taça e vaga na Copa Sul Americana

Gylmar, que passou pelo São Carlos em 2011, comemora seu gol na final da Copa Verde (Foto: Adalberto Marques)
Escrito por Gustavo Curvelo e Saulo Marino

No dia do aniversário da capital do país, Brasília ganhou como presente um título do time local, e os protagonistas foram dois ex-jogadores do São Carlos. Em partida disputada no estádio Mané Garrincha, com mais de 50 mil pessoas, o Brasília se tornou campeão da 1ª Copa Verde (competição disputada por equipes do Centro-Oeste, Norte e Espírito Santo).
O time da capital federal ganhou do Paysandu por 2 a 1 no tempo normal, e os gols brasilienses foram marcados por Gilmar e Alekito, que conquistaram em 2011 o acesso para a Série A2 do Campeonato Paulista pelo São Carlos Futebol Clube. Como o time paraense havia vencido o primeiro jogo da final pelo mesmo placar, a partida foi para os pênaltis. Aí, o Brasília venceu por 7 a 6, sendo que um dos pênaltis foi convertido por Alekito.
Essa é a primeira competição regional que o Brasília vence. Com o título, a equipe garantiu participação na Copa Sul-Americana de 2015. O time da capital federal teve uma campanha de quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.
Na primeira fase eliminou o Cene do Mato Grosso do Sul, e na sequencia o Cuiabá do Mato Grosso. Na semifinal bateu o Brasiliense. E conquistou título nos pênaltis em cima do Paysandu.

Ex-São Carlos na área

A Copa Verde teve 16 equipes de 10 estados diferentes. Do dia 11 de fevereiro ao dia 21 de abril, torcedores do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo se emocionaram com confrontos regionais e disputas por classificação e título na primeira edição da Copa Verde, que deu ao campeão o direito de participar da Copa Sul-Americana de 2015.
Em campo brilharam atletas conhecidos no mundo da bola como o volante Paulo Almeida, ex-Santos, que joga pelo Mixto, do Mato Grosso; e o atacante Lima, ex-Joinville, atualmente no Paysandu. Além deles, velhos conhecidos do São Carlos FC estiveram em campo.
O Princesa do Solimões, do Amazonas, por exemplo, tem no comando do ataque o folclórico atacante Marinélson, que atuou na Cidade do Clima durante a Copa Paulista de 2013, quando marcou apenas um gol. Na ocasião, o atleta fazia dupla de ataque com Fábio Bala, que atualmente defende o Interporto, do Tocantins, outro clube que participou da Copa Verde.
Os tocantinenses, aliás, tem no banco de reservas o técnico Roberto Oliveira, além de seu fiel escudeiro, o preparador físico Lueslei Almeida. O torcedor são-carlense com certeza não esquece desses nomes, afinal eles montaram o time desta temporada que acabou rebaixado para a quarta divisão paulista.

Porém, nenhuma destas equipes conseguiu fazer grande campanha na Copa Verde. O Princesa foi eliminado na segunda fase pelo Paysandu, com derrotas por 6 a 1 e 2 a 1, enquanto o Interporto caiu ainda na primeira fase para o Brasiliense, com dupla derrota de 2 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário