terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

OPINIÃO: Detalhes que podem valer o acesso

A experiência do arqueiro Filippi pode ser um ponto forte da Águia na disputa da A3 (Foto: Divulgação/ São Carlos FC)
Escrito por João Victor Gonçalves*

O empate do São Carlos em sua estreia na Série A3 de 2014 permite análises com diferentes pontos de vista; porém, prefiro ficar com a otimista e crer que este foi o início de uma caminhada proveitosa da Águia da Central no campeonato. Embora o adversário da equipe neste debut não seja tão forte tecnicamente, a pressão do Estádio Alonso Carvalho Braga e a ansiedade da estreia justificam a celebração deste ponto obtido em Tupã.
Com a bola rolando, o São Carlos FC mostrou como ponto positivo o domínio de bola na região central do gramado, garantindo maior tempo de posse e o comando das ações para arquitetar boas jogadas no setor ofensivo. Na conexão entre o setor defensivo e a vanguarda, merecem destaque o lateral Marcos Paullo e o volante Galiardo; a segurança e experiência do arqueiro Filippi também pode ser um ponto forte da Águia na disputa da A3.
A finalização é um atributo que, certamente, merece atenção especial do professor Roberto Oliveira neste início de campeonato. O maior aprimoramento dos remates deve vir acompanhado de uma maior aproximação dos meias nas jogadas de ataque, proporcionando oportunidades de gol mais claras. Com isso, os atacantes certamente poderão mostrar seu “faro de gol” nos próximos encontros.
Apesar da análise positiva, detalhes podem atrapalhar a caminhada do São Carlos nesta A3; detalhes que, numa competição de tiro curto, podem ser o diferencial entre a classificação à Fase Final e a frustração de uma eliminação precoce (ou, em casos mais graves, um rebaixamento à Série B). Além dos perigosos contra-ataques cedidos ao Tupã em certas ocasiões, situações de infelicidade individual, como no lance do pênalti cometido por Amarildo, devem ser evitadas e repreendidas. Em comparação à Série A2, a perda de pontos nesta circunstância pode até parecer menos danosa, já que oito clubes conseguem a classificação aos quadrangulares (ao invés dos quatro que ascendem diretamente no escalão superior); porém, não converter o potencial de vitória nos três pontos sempre é prejudicial.
Com a perspectiva de brigar pela classificação durante toda a primeira fase da Série A3, o São Carlos encara o Cotia, nesta quarta-feira, em jogo transferido para a cidade de Matão após punição pelo “comportamento hostil” da torcida do São Carlos em partida contra o Red Bull válida pela A2 de 2013. Mesmo não contando com o “fator casa”, a equipe de Roberto Oliveira, por sua superioridade técnica e condições de pré-temporada, tem a obrigação de conseguir um resultado positivo, nem que seja por uma questão de “detalhes”.

*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte (Futebol na Oceania), estudante de Medicina, tem 18 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário