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Em 2013, Tupã cobrou R$ 30 no jogo do acesso para a Série A3 (Foto: Arquivo/Futebol de São Carlos) |
Escrito por Gustavo Curvelo
Mesmo com alguns clubes enfrentando crises financeiras, a Federação Paulista de Futebol propôs um aumento no preço dos ingressos do Campeonato Paulista da Série A3. A medida, que já foi
adotada para a Série A2 de 2013, prevê reajuste de 100% no valor da entrada
para a arquibancada geral já em 2014, bem como em outros setores dos estádios.
Com a proposta, o bilhete passa a custar R$ 20, sendo que até o ano passado, o mesmo
ingresso era comprado por R$ 10.
A iniciativa ocorreu ainda no
Conselho Arbitral da Série A3, realizado em novembro passado, mas teve
repercussão apenas agora, alguns dias antes do início da competição.
Embora a ideia tenha sido proposta pela FPF, os clubes continuam com autonomia
para definir o valor dos bilhetes em seus jogos como mandante, e alguns
dirigentes já se mostraram contrários à ideia da entidade.
Este é o caso de Joaquim
Mangueira Leite, Presidente da Associação Atlética Flamengo, de Guarulhos,
clube que joga a Série A3 pelo quarto ano consecutivo. Para ele, que já enviou
ofício à FPF requerendo manutenção do valor em R$ 10, o importante é levar o
torcedor ao estádio, mesmo que o retorno com bilheteria não seja tão alto.
“Apenas a bilheteria não mantém um clube. Como estamos fazendo um trabalho em
Guarulhos pra levar o torcedor ao estádio, não é cabível para nós deixar o
ingresso no valor de R$ 20. Para nós do Flamengo, é importante ter o estádio
cheio, mesmo que com menos renda”, analisa o mandatário, que viu seu clube ter
uma média de 662 torcedores durante a última edição da competição.
Leite também aproveitou para
comentar sobre a série de exigências da FPF para que um clube conte com a
presença de público no Campeonato Paulista. “O valor de R$ 20 ainda é baixo
se comparado ao que um clube precisa para realizar um jogo sem ter os portões
fechados. A Federação exige banheiro limpo, papel higiênico e muitas outras
coisas para levar conforto ao torcedor. Nessas condições, R$ 20 não é um
valor alto”, reitera Mangueira Leite.
Quem também cogita manter o valor
de R$ 10,00 é o Tupã Futebol Clube, equipe que chega a Série A3 depois do
acesso na Segunda Divisão em 2013, onde obteve média de 1.268 pessoas por jogo - uma das melhores de toda a competição. Apenas no jogo do acesso, justamente
diante dos sãocarlenses Paulistinha, o público pagante foi de 5.215 torcedores,
para uma renda superior a R$ 62 mil, com ingressos a R$ 30 na ocasião.
Entretanto, a Presidenta do Tupã, Fabiane
Bizo, acredita que o valor proposto pela Federação não é abusivo, e a campanha
do clube sempre será crucial para a presença do torcedor nos estádios. “A
torcida do Tupã sempre comparece nos jogos, mas o público é melhor quando temos
um time competitivo”, opina.
A medida adotada pela diretoria do Tupã como forma de se esquivar do aumento foi a criação de um plano sócio-torcedor,
que garante ingressos por valores mais baixos para os jogos em casa, no
estádio Alonso Carvalho Braga. Ainda segundo a Presidenta, a atitude une
torcida e arrecadação, dois fatores essenciais para o clube. “Torcida e
arrecadação devem andar juntos. Sabemos que o torcedor pode vir a se tornar o décimo
segundo jogador em campo, e o dinheiro da arrecadação é importante para os
clubes, que muitas vezes não tem patrocínio para ajudar”, comenta.
Em São Carlos
Um dos participantes da Série A3 é
o São Carlos Futebol Clube, que em 2012 e 2013 jogou a Série A2. E, apesar de ter
disputado a divisão de acesso do campeonato estadual mais importante do país, a
média de público acabou sendo frustrante: apenas 356 pessoas em 2012, e 460 pagantes no último ano.
Porém, um dos principais fatores que proporcionou a significante crescente de público no estádio foi o projeto “Voo da Águia”, que disponibiliza certa
quantidade de ingressos para patrocinadores que apoiam o clube. O programa foi implantado
durante a antiga gestão, e, devido ao sucesso, permanece até os dias
atuais.
O Diretor do Marketing do clube,
Flávio Garcia, fez um breve balanço do projeto. “Antes o público era um pouco
mais limitado. Mesmo com o ingresso mais barato, a campanha não empolgava a
torcida. Depois que criamos o “Voo da Águia”, apesar do clube ter sido
rebaixado em 2013 e com o aumento do preço do ingresso no mesmo ano, o público
aumentou”.
Para 2014, Flávio Garcia acredita
que a campanha da equipe deve influenciar diretamente na presença do torcedor
no estádio. “Dá pra contornar a situação do rebaixamento. Se o clube fizer uma
campanha boa e a divulgação for bem feita, o público aumenta novamente. Além
disso, o São Carlos foi bem na Copinha, e isso também pode ajudar”, completa.
A diretoria da equipe sãocarlense
já definiu os valores dos ingressos para o estadual. Assim como na Copa
Paulista do último ano, os bilhetes para geral custarão R$ 10, enquanto que a
entrada para a arquibancada coberta será no valor de R$ 20. Ambos os setores
possuem meia-entrada.
Vale lembrar que em 2013, quando o clube
jogou a Série A2, a votação que definiu o aumento ocorreu entre os 20 participantes
da competição. O São Carlos votou pela manutenção do valor antigo, de R$ 10, mas acabou tendo
seu voto vencido, visto que outros 16 clubes optaram pelo reajuste.
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