terça-feira, 28 de janeiro de 2014

BASE: Destaque fora das quatro linhas, treinador deixa o Paulistinha rumo a Goiás

O agora ex-Paulistinha Dedé tem projetos ambiciosos com o Goiatuba (Foto: Arquivo Pessoal)
Escrito por Gustavo Curvelo

Com diversas propostas no mundo da bola, o gestor das categorias de base e treinador do Sub-17 do Clube Atlético Paulistinha, André “Dedé” Bernal, acertou sua transferência para o futebol goiano. O jovem profissional, de apenas 24 anos, irá comandar o time Sub-17 do Goiatuba-GO em 2014, além de auxiliar nos trabalhos do time Sub-20.
Em Goiás, Dedé almeja seguir o caminho que traçou no Tio Patinhas, e figurar entre as melhores do estado. “A ansiedade para começar o trabalho é grande, e teremos estrutura para realizar boas campanhas”, garante o treinador.
Durante o ano de 2013, o Goiatuba não participou de competições de base a nível estadual, o que, para Dedé, não torna difícil a possibilidade de fazer bons campeonatos. “A situação é semelhante à do Paulistinha no ano passado. O clube estava há algum tempo sem disputar o estadual, e mesmo assim fizemos um grande trabalho. Então, é possível chegar longe com o Goiatuba”, afirma.
Aliás, não só o Paulistinha, mas a cidade de São Carlos tem grande vínculo com Dedé. Embora nascido em Araraquara, o treinador ganhou sua primeira grande chance como jogador de futebol na Cidade do Clima. O fato aconteceu ainda no ano de 2002, quando foi convidado para integrar as categorias de base do Paulistinha. “Foi minha primeira oportunidade fora de Araraquara”.
Com o tempo, Dedé foi ganhando destaque e se transferiu para o São Carlos, chegando inclusive ao elenco profissional. Pelo time adulto da Águia da Central, o atleta disputou dois jogos, “mas nessa época tive uma lesão no ombro que me fez antecipar a aposentadoria dos gramados”, lamenta.
Sendo assim, o até então jogador criou admiração pela função de treinador, e ganhou sua primeira oportunidade em 2009, mais uma vez pelo Paulistinha. No Tio Patinhas, Dedé assumiu o posto de forma interina no final do mesmo ano, e devido ao bom trabalho, foi efetivado para 2010, quando assumiu o cargo de técnico Sub-15 do clube, passando para o São Carlos pouco tempo depois. Na Águia da Central, também pelo Sub-15, fez história ao colocar a equipe entre as 16 melhores no estadual da categoria - uma campanha que emociona o treinador até os dias atuais. “Foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira”.
Com tanto destaque, Dedé chegou a comandar a categoria Sub-20 do São Carlos durante sua passagem de três anos pelo clube, mas optou por retornar ao Paulistinha em 2013 para ser gestor das categorias de base, além de treinar a equipe Sub-17 no estadual. No torneio, o CAP conseguiu ficar em décimo terceiro, entre 79 participantes. O feito fez Dedé se emocionar. “O jogo contra a Ferroviária [que classificou o CAP para a terceira fase] foi inesquecível. Havíamos feito apenas um ponto no primeiro turno, e depois reagimos e conseguimos a classificação. Lembro que começamos o campeonato desacreditados por ter apenas jogadores da cidade, mas fizemos um ótimo trabalho”, relata.
Agora, o treinador ganha sua primeira oportunidade fora do estado de São Paulo. Em Goiás, Dedé não se importa de ter que jogar contra clubes do nível do tradicional Goiás, Vila Nova e Atlético Goianiense, e garante que a filosofia de trabalho do Goiatuba será brigar por títulos.
Entre os campeonatos que a base do Goiatuba disputará em 2014 está o campeonato estadual. O torneio tem início programado para 29 de março. A tabela ainda não foi divulgada pela Federação Goiana de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário