segunda-feira, 9 de setembro de 2013

OPINIÃO: Equipe profissional do Paulistinha: o time das interrogações!


Hoje reservas, Mario William e Luizão chegaram a formar o ataque titular do CAP no início da competição. (Foto: Saulo Marino/JPP)

               Escrito por João Victor Gonçalves*

Que atire a primeira pedra o torcedor da cidade de São Carlos que não está empolgado com a campanha do Paulistinha na Segunda Divisão! É inegável os méritos da equipe de Gilmar Rodrigues, cujo futebol baseia-se puramente na efetividade. Porém, ao mesmo tempo em que o Tio Patinhas ganha destaque e aproxima-se da fase final da Serie B, muitos questionamentos são levantados sobre o plantel, tais como: 1) o time é bom mesmo?, 2) a diretoria Paulistinha quer mesmo subir? e, o principal, 3) será que com esse time dá pra subir?
Quanto à primeira pergunta, posso afirmar com a tranquilidade de quem acompanha a equipe desde a estreia contra o Pirassununguense: em termos técnicos, o plantel tem condições de lutar pelo acesso e, diga-se de passagem, vem demonstrando isso dentro das quatro linhas. A equipe que venceu o União Suzano é prova disso: Alison, mais do que um bom goleiro, é ponto de referência da equipe, orientando taticamente seus companheiros; na zaga, o trio Wilson, Lucas Cezane e Juninho vem dando conta do recado, com destaque para o segundo, que prova a cada dia merecer um lugar num time de maior expressão do cenário paulista.
O “congestionado” meio de campo não vem comprometendo as atuações da equipe, apesar de claramente estar mal distribuído pelo esforçado Gilmar Rodrigues. Destaque para o constante Matheus e para Rubens Tuco, cérebro da equipe. No comando de ataque, o “matador” Luizão foi sacado numa decisão contestável; porém, o momento de Robinho faz com que a presença do jogador seja imprescindível no time titular.
Luizão e Mario William no banco são uma prova de que tão contestável quanto o esforço dos jogadores nas partidas são as escalações de Gilmar Rodrigues. Atacantes isolados e toque de bola improdutivo no meio de campo são constantes nas partidas do Tricolor. Mas como questionar uma equipe que chegou até a terceira fase da Segundona Paulista neste esquema? Os resultados vão a favor de Gilmar e seu conservador esquema de jogo. Para evitar cometer injustiças, devo ressaltar o mérito do comandante no setor defensivo: após inconstâncias na primeira fase, a equipe acertou seu sistema de marcação, sendo pouco ameaçada na maioria dos encontros.
A segunda questão é digna de uma reflexão. No início da disputa, Gilmar Rodrigues deixava claro que seu intuito na bezinha era apenas a participação e manutenção da vaga do Paulistinha como filiado junto à FPF (Federação Paulista de Futebol). Porém, com a obtenção de bons resultados, fica difícil acreditar que a equipe não queira subir (embora atuações como a vista contra a Assisense, no Luisão, possam despertar dúvidas). Se o histórico acesso se confirmar, uma reestruturação deverá ser feita no clube, principalmente no que diz respeito à busca de patrocínios pela cidade e renovação de contrato de alguns atletas.
Para terminar, o questionamento mais comum entre os sempre desconfiados torcedores da Cidade do Clima: “Será que dá pra subir?”. Obviamente, não sou nenhuma “Mãe Dinah” para fazer previsões sobre o futuro, mas o primeiro passo é garantir a vaga para a quarta e última fase, que virá com uma vitória simples em um dos próximos jogos. Chegar na Fase Final será algo quase inimaginável para uma equipe que, antes do início da Serie B, era vista como “coadjuvante”. No quadrangular decisivo, o fator psicológico pode ser o diferencial para os candidatos ao acesso, já que o nível das equipes, salvo exceções como Matonense e Água Santa, será semelhante.
Algumas dúvidas a respeito deste plantel serão eternas, principalmente se o clube conseguir escrever seu nome na história do futebol de São Carlos com a conquista do acesso. E aos que desejam ver com os próprios olhos o “fenômeno tricolor”, fica o convite: compareçam ao Luisão no próximo domingo, às 10h, e apoiem a equipe contra Olímpia, numa partida em que o “Tio Patinhas” pode entrar em campo já classificado. A nova sensação do futebol sãocarlense agradece!


*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte (Futebol na Oceania), estudante de Medicina, tem 18 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário