quinta-feira, 21 de agosto de 2014

JOÃO VICTOR: Pratas da casa

João Victor levanta um dilema conhecido: trabalhar na base com jogadores de São Carlos, ou alojar atletas de outras cidades? (Foto: Divulgação/São Carlos FC)
Escrito por João Victor Gonçalves*

Seria muita canalhice de minha parte analisar fria e matematicamente a campanha dos meninos do Sub-15 do São Carlos no Campeonato Paulista. Apesar de terem a honra de levar as cores de nossa cidade nos gramados do estado, são crianças ou adolescentes para quem o futebol deveria servir como diversão e aprendizado, e não se resumir a um sistema ridículo imposto pela FPF de competição com somatório de pontos, classificação e atribuição de um título meramente simbólico de “campeão” (já que, na prática, o campeão paulista está longe de mostrar o melhor futebol ou, necessariamente, possuir as melhores promessas).

Porém, a categoria Sub-17 da Águia, mais experiente e com maiores responsabilidades, merece um olhar mais crítico. A vice-liderança na primeira fase está longe de ser sinônimo de fracasso ou vergonha, e com atletas alojados oriundos de outras cidades, a classificação é vista internamente como uma questão de honra. Não quero cair no erro de utilizar o Paulistinha como exemplo positivo para tudo e o São Carlos FC como aprendiz (sabemos que, na realidade, não é assim que a banda toca). Porém, no último ano, o Tio Patinhas, com um elenco de pratas da casa, conseguiu a classificação invicta, com o primeiro lugar do grupo. Chegando longe na competição, foi eliminado pelo São Bernardo em partida com uma arbitragem um tanto quanto tendenciosa para aos meninos do ABC.
Não quero fazer uma comparação puramente estatística entre as duas campanhas, já que até os adversários e as dificuldades enfrentadas pelas equipes são diferentes. Por isso, a reflexão que deixo nesta edição da coluna é a seguinte: será que atletas de São Carlos e da região, muitas vezes perdidos em escolinhas, campos de terra, gramados de fazendas ou até mesmo na rua, não poderiam representar dignamente o futebol local se bem preparados? A diretoria do São Carlos FC parece que já entendeu o recado quando realizou uma peneira visando o descobrimento de jovens valores locais; não somente nosso representante no futebol profissional, como a Liga Sãocarlense e até mesmo a Secretaria Municipal de Esportes devem estar atentos para que tenhamos oportunidades de inserção destes jovens valores no esporte amador para, quem sabe um dia, chegarem ao status de profissionais da bola.


*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 19 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário