quinta-feira, 24 de abril de 2014

JOÃO VICTOR: A Segundona não é a mesma de dez anos atrás

Julinho Bianchim, fundador do São Carlos, ao lado de Carlos Antunes, atual presidente: muitas coisas mudaram em quase 10 anos (Foto: Divulgação/São Carlos FC)
Escrito por João Victor Gonçalves*

A Segundona. Sim, a Segundona! Destino do São Carlos FC em 2015. O “inferno”, o “Centro de Terapia Intensiva” do futebol paulista, tem nesta temporada e certamente terá em sua próxima edição um cenário muito diferente do encontrado pela Águia em sua vitoriosa participação em 2005.
Os 39 clubes que na edição 2014 disputam quatro vagas na Série A3 diferem em muitos aspectos dos 40 que compunham o campeonato há nove anos. Hoje em dia, os escretes podem ser divididos em dois grupos bem distintos: os que brigam pelo acesso e os que jogam para não fechar as portas. Não há um “grupo intermediário” como antigamente, o qual em 2005 era representado por clubes como Velo, Catanduvense, Penapolense entre outros.
Dos clubes que brigam pelo acesso, boa parte utiliza atletas oriundos das divisões superiores do futebol paulista ou da elite de outros estados, fazendo com que o nível técnico nas fases decisivas da Segundona seja elevado. Num comparativo, pode-se dizer que as 16 equipes que chegaram à 3ª Fase em 2013 tinham um nível superior ao de muitas que disputaram a A3 deste ano.
Isso mostra que é muito mais fácil manter-se na A3 do que conquistar o acesso via a tal Segundona (que na verdade é a quarta divisão do futebol paulista). Infelizmente, o grupo formado por Carlos Antunes e seus “diretores” não foi capaz de conseguir o que parecia óbvio e acabou rebaixado ao último escalão profissional estadual. Há ainda muito tempo para o retorno da Águia a tal divisão, mas desde já deve ficar claro que a combinação de planejamento e trabalho sério é fundamental para uma campanha bem-sucedida. Apenas tradição ou recursos não resultarão no almejado acesso. XV de Jaú, Olímpia, Internacional de Bebedouro, União São João de Araras e outras equipes que ilustram uma ou todas estas condições servem de exemplo para a Águia.


*João Victor Gonçalves é blogueiro do Globo Esporte, estudante de Medicina, tem 18 anos e é  torcedor de São Carlos FC e Paulistinha, além do extinto Grêmio. Sempre presente nas históricas arquibancadas do Luisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário