quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

SÃOCARLENSES PELO MUNDO: Atacante faz sucesso no futebol do Chipre

Nascido em São Carlos, Liliu é o artilheiro do Ethnikos no campeonato cipriota (Foto: Reprodução/Facebook/Liliu)


Escrito por Gustavo Curvelo

Nomes como Fábio Aurélio, Claudemir, Marcos Pizzelli e Edgar são bastante conhecidos pelo povo sãocarlense quando falamos em jogadores da Cidade do Clima que tornaram-se destaques internacionais. Mas poucos conhecem Liliu, que faz sucesso pelo Ethnikos, clube da Primeira Divisão do Chipre.
Nascido em 1990, Ellinton Antônio Costa Morais, ou simplesmente Liliu, é mais um sãocarlense com passagens pelos clubes locais que faz sucesso no exterior. “Iniciei minha carreira aos 8 anos de idade, mas foi com 16 anos, quando saí de casa, que decidi que queria ser jogador de futebol. Antes disso joguei no antigo Grêmio Sãocarlense em 2004 e no Paulistinha em 2005”, recorda.
No ano de 2006, Liliu deu um passo importante rumo ao profissionalismo. “Fui aprovado em um teste no Desportivo Brasil, clube da empresa Traffic, e tudo começou a mudar. Mas foi em 2009 que minha carreira decolou, quando fui vendido para o Westerlo, da Bélgica”, lembra.
No clube belga jogou 35 partidas na ‘1e Klasse’, a Primeira Divisão, marcando 9 gols.  Voltou ao Brasil em 2013, para defender as cores do CRB de Alagoas. No mesmo ano, transferiu-se para o Rio Verde-GO, antes de chegar ao Chipre, onde é destaque e artilheiro do Ethnikos. “Quando estava no Brasil, a minha experiência na Europa ajudou a ser observado e contratado para vir jogar no Chipre. Confesso que tive certo receio, mas graças a Deus está dando tudo certo até agora”, admite.
Diante do apaixonado torcedor cipriota, responsável por conduzir o campeonato local à 7ª maior média de ocupação de estádios do mundo - segundo levantamento da Pluri Consultoria - o jogador relata que quer deixar sua marca no país e ajudar o Ethnikos a fazer um bom campeonato antes de alçar voos pessoais mais altos. “Tenho ótima relação com a torcida, até pelo fato de marcar muitos gols [média de 0,5 gol por jogo]. O Ethnikos pra mim significa mais uma oportunidade de subir na carreira, e quero fazer isso ajudando o clube. Sonho jogar a Europa League e a Champions League”, revela.
Mesmo com o carinho do torcedor, Liliu não titubeia ao falar de sua terra natal e da possibilidade de naturalizar-se cipriota. “Nunca pensei em me naturalizar, gosto de ser brasileiro. As diferenças são grandes, desde culturais até o futebol. Cada uma tem sua determinada forma de fazer as tarefas do dia a dia, mas não há cultura melhor do que a brasileira”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário